HISTÓRIA DA MADUREIRA

 
ORIGEM DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

1911: Daniel Berg e Gunnar Vingren fundaram a primeira igreja Assembleia de Deus na cidade de Belém, Pará.

Eles trouxeram a mensagem pentecostal com ênfase no batismo com o Espírito Santo, inspirado pelo movimento pentecostal que se iniciou nos Estados Unidos no início do século XX.

SURGIMENTO DA ASSEMBLEIA DE DEUS MADUREIRA

A Assembleia de Deus Madureira é uma das maiores e mais influentes convenções evangélicas no Brasil, ligada ao movimento pentecostal. Sua origem está diretamente conectada à história do movimento Assembleia de Deus no Brasil, iniciado em 1911 pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, mas a Convenção de Madureira teve um desenvolvimento específico que a torna distinta ao longo do tempo.

A Assembleia de Deus Madureira tem suas raízes na expansão do movimento pentecostal para outras regiões do Brasil.

Na década de 1920, o movimento pentecostal chegou ao estado do Rio de Janeiro, estabelecendo bases importantes para o crescimento da Assembleia de Deus.

A origem da Assembleia de Deus – Ministério de Madureira se confunde com a própria origem das Assembleias de Deus no Brasil, haja vista, a participação fundamental de Paulo Leivas Macalão, na fixação do trabalho na capital do país, quando através das informações trazidas por Heráclito Menezes, que transferido do Pará para o Rio de Janeiro, foi congregar na “Igreja do Orfanato”, na Rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, RJ, que funcionava na casa da família Brito, relatou para aquela pequena congregação, onde Paulo Leivas Macalão era recém convertido, do grande avivamento pentecostal que inflamava a cidade de Belém no Pará, ensejando através do mesmo, uma carta solicitando ao missionário Gunnar Vingren o estabelecimento da Assembleia de Deus no então Distrito Federal em 1924, sendo o próprio Paulo Leivas Macalão, o segundo membro batizado por Vingren e o primeiro secretário da recém fundada Igreja.

Por orientação do missionário Gunnar Vingren, Paulo Leivas Macalão inicia a evangelização dos subúrbios da Central do Brasil logo no inicio de sua fé, começando por Realengo, Bangu, Santa Cruz, etc, sendo que em Madureira, no salão da Rua João Vicente, 7, o trabalho veio a estabelecer-se como sede dado ao seu vertiginoso crescimento, tendo sido fundado em 15 de novembro de 1929.

Em 1930, aproveitando a presença d o grande líder pentecostal da Suécia, missionário Lewi Petrus, e sentindo convicção da chamada de Deus ao jovem Paulo Leivas Macalão, o missionário Gunnar Vingren o separa para o pastorado em 17 de agosto, dando maior impulso a seu trabalho evangelístico, tendo o mesmo a alegria e privilégio de inaugurar em Bangu a 1 de janeiro de 1933 o primeiro Templo próprio das Assembleias de Deus no Distrito Federal, Sudeste e Sul do país, incrementando a evangelização em vários Municípios do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e posteriormente no Distrito Federal, onde a hegemonia e predominância do Ministério de Madureira, é fato notório e espantoso, tendo dentro desta sua visão missionária, enviado os primeiros pregadores pentecostais para o Sul Fluminense, começando o trabalho das Assembleias de Deus nesta região do Estado em Resende, Piraí , Barra do Piraí, estendendo-se posteriormente a Barra Mansa e Volta Redonda, onde o crescimento foi tão extraordinário que a Igreja neste Município tornou-se a sede regional do Ministério de Madureira no Sul Fluminense.

Dentro deste contexto de fé e dinamismo, um novo projeto nasce no coração de Paulo Leivas Macalão: construir em Madureira, um grande templo para a glória de Deus, para sediar o trabalho que se espalhava por todo o país; sendo a primeiro de maio de 1953 concretizado este alvo, com a inauguração do belíssimo templo da Assembleia de Deus em Madureira, primeira Catedral das Assembleias de Deus na América Latina, ímpar em sua beleza de estilo gótico e linhas suaves que em tudo exalta o glorioso Nome de Jesus. Com igrejas espalhadas em todo território nacional, mantendo um vínculo fraterno e peculiar de unidade entre si, o pastor Paulo Macalão funda em 1958 a Convenção Nacional de Madureira, para assegurar a unidade do trabalho, devido a fragmentação que ocorria em outros ministérios, tornando com este ato o ministério de Madureira ainda mais unido e coeso, organizando convenções regionais nos estados e regiões do país.

Com a fundação da Convenção Nacional de Madureira, o patriarca, cercado de seus mais fiéis colaboradores, cria o instrumento que asseguraria a estabilidade da Igreja, que antes sofria com os reveses causados por homens “amantes de si mesmos”, que se rebelavam e dividiam a Igreja, criando o famoso Estatuto Padrão, para todas as Igrejas Filiadas a Madureira, garantindo a comunhão perpétua fraternal, espiritual, doutrinária e patrimonial, fazendo do Ministério de Madureira o maior Ministério Evangélico Pentecostal coeso do planeta.

Nos principais acontecimentos das Assembleias de Deus no Brasil, o Ministério Madureira sempre esteve na vanguarda, dado ao grande prestígio e consideração a Paulo Leivas Macalão, como expoente da fé pentecostal no Brasil, sendo por isto mesmo escolhido para presidir o comitê nacional da Oitava Conferência Mundial Pentecostal, mobilizando milhares de crentes que superlotaram o maior estádio esportivo do mundo em seu encerramento, o Maracanã – RJ; passando a fazer parte permanente do comitê da aludida Conferência, sendo seu exemplo seguido pelas lideranças por ele formadas mantendo a tradição de comparecer as Conferências Mundiais com grandes representações da Assembléia de Deus – Ministério de Madureira.

Mesmo entre os crentes e obreiros de outros ministérios e até outras denominações o nome de Paulo Leivas Macalão, patriarca das Assembleias de Deus no Brasil e fundador do Ministério de Madureira é sempre lembrado com respeito e carinho, não só pelos 52 anos de pastorado, mas, principalmente pelos hinos de sua autoria, cerca de 50%, do maior hinário pentecostal do país, a Harpa Cristã, utilizada pelos milhões de crentes no Brasil, patrimônio histórico do Ministério de Madureira, que atualmente é detentor da patente do nome: “Assembleia de Deus”.

 

ESTRUTURAÇÃO DA CONVENÇÃO DE MADUREIRA

Em 1946, foi criada a Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira (CONAMAD), para organizar e liderar as igrejas ligadas ao Ministério de Madureira.

Sob a liderança de pastores visionários, como Paulo Leivas Macalão, o Ministério de Madureira se tornou conhecido por sua forte organização e expansão em diversas regiões do Brasil e do mundo.

 

CARACTERÍSTICAS DO MINISTÉRIO DE MADUREIRA

1. Autonomia Administrativa: Diferentemente de outras Assembleias de Deus, o Ministério de Madureira possui uma estrutura administrativa independente, sendo liderado pela CONAMAD.

2. Ênfase na Expansão Missionária: O Ministério tem forte presença internacional, com igrejas em países da América Latina, Europa, África e Estados Unidos.

3. Louvor e Adoração: A música sempre foi um elemento marcante na história do Ministério de Madureira, com composições influentes de líderes como Paulo Leivas Macalão. (HARPA CRISTÃ), E OUTROS.

4. Unidade Denominacional: Apesar de ser um ministério independente, mantém o mesmo compromisso doutrinário com os fundamentos do pentecostalismo clássico, incluindo a crença no batismo no Espírito Santo, a prática dos dons espirituais e a pregação evangelística.

 

IMPACTO NACIONAL E INTERNACIONAL

Hoje, a Assembleia de Deus Madureira é uma das maiores denominações evangélicas do Brasil, com milhares de congregações em todos os estados do país.

É amplamente reconhecida pela organização de eventos de grande porte, impacto social e formação de líderes.

 

LEGADO DE PAULO LEIVAS MACALÃO

Um dos maiores líderes do Ministério de Madureira, Paulo Leivas Macalão, deixou um legado importante. Ele traduziu e adaptou hinos para o público brasileiro, organizou igrejas e consolidou a convenção como um dos maiores ramos da Assembleia de Deus.

 

MENSAGEM PRINCIPAL

A Assembleia de Deus Madureira mantém viva a mensagem pentecostal de renovação espiritual, evangelismo e busca pela presença do Espírito Santo, sendo um marco do cristianismo no Brasil e no mundo.